sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

5ª Quinzena da Cidadania 2024 " Apresentação da Revista do Indice de Corrupção e Governação em São Tomé e Príncipe " e a exposição sobre " As mulheres nas manifestações culturais em São Tomé e Príncipe "

Foi apresentado hoje, no anfiteatro da Universidade de São Tomé e Príncipe, a Revista de Indice de Corrupção e Governação em São Tomé e Príncipe.

Tratar-se de um instrumento importante e contem uma avaliação da percepção da corrupção no país, baseada em diversos indicadores, que visam medir os avanços e retrocessos nos esforços de combate à corrupção e da governação.

Igualmente foi  inaugurada uma exposição fotográfica sobre "As mulheres nas manifestações culturais em São Tomé e Príncipe" do fotógrafo Lourenço Silva. 

Esta exposição que retrata alguns momentos de participação das mulheres em diferentes manifestações culturais nos últimos anos, representa, assim, umaruptura com a percepção tradicional do papel da mulher exercido pelos homens em manifestações culturais nacionais.

A Quinzena da Cidadania é uma iniciativa da Fong-STP, da Associação para Cooperação entre os Povos, da Associação dos Jornalistas São-tomenses e da Associação São-tomense de Mulheres Juristas apoiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa.



terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Participação da ASMJ no Conselho de Segurança e paz das Nações Unidas




Á convite do Governo e do Programa das Nações Unidas, a ASMJ participou hoje na Reunião do Comité de Consolidação da Paz das Nações Unidas. A referida Reunião que versou exclusivamente, sobre a " Consolidação da Paz em São Tomé e Príncipe" a Presidente do Conselho Fiscal da ASMJ, Dr.ª Carla Neves Vera Cruz, usou da palavra, discursando perante a sessão plenária composto por 26 representantes dos países membros incluindo São Tomé e Príncipe, com a presença do senhor 1⁰ Ministro e a senhora Ministra da Justiça,Administração Pública e Direito Humanos.

Para nós da ASMJ foi uma grande honra o presente convite, para estar presente embora online e usar da palavra nesta augusta reunião. 

Como organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, a ASMJ tem como o principal foco a defesa dos direitos humanos das mulheres, a promoção de uma maior participação das mulheres no exercício da cidadania e a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres em São Tomé e Príncipe. 

" A concretização da promoção dos direitos das mulheres, através do esforço dos marcos jurídicos e de políticas, públicas, deve constituir um motor importante no desenvolvimento sustentável do país"


Juntas, podemos fazer mais !!!

Together, We can do more !!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024







 Foi organizada a V Assembleia Geral da ASMJ, no dia 4 de Abril às 14.30 na Biblioteca Nacional. 


Nesta Assembleia foram eleitos os novos corpos diretivos, sendo que a nova Direcção é liderada pela Associada Dra. Vera Cravid, que na sua intervenção fez apelo a maior participação das Associadas e a entrada de novos membros para a organização. 


Foram apresentadas igualmente os seguintes documentos pela Direcção cessante.

1- Plano Estratégico da ASMJ 2020-2025, 

2- Relatório de contas de 2020, 2021 e 2022 e o

3- Balanço das Atividades com o destaque para ano de 2022.


Juntos Fazemos a Diferença 

Força nova equipa

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Lei da paridade aprovada na generalidade pela Assembleia Nacional

Parabéns à todas as Mulheres de São Tomé e Príncipe!

Foi aprovada na generalidade a Lei de Paridade na Assembleia Nacional. Felicitamos aos Senhores/as Deputados pela aprovação do projecto Lei.

Queremos manifestar o nosso especial agradecimento e o trabalho colectivo de várias organizações da sociedade civil são-tomense, a saber: ASMJ, AMEP, PLATAFORMA, Mamã Catxina, SOS Mulher, Men Nón e várias mulheres de organizações políticas e pessoas individuais, o INPG e a Rede de Mulheres Parlamentares.

Agradecimento também ao PNUD por todo apoio e encorajamento.
Juntas Fazemos a Diferença!


sexta-feira, 17 de junho de 2022

Encontro de trabalho entre a ASMJ e o Projeto Pro-PALOP + TL

A ASMJ recebeu no dia 17 de Junho a especialista de género do Projecto Propalop + TL para a discussão de futuras acções sobre a implementação da orçamentação sensível ao género em São Tomé e Príncipe.

A equipa de trabalho composta, pelas associadas Carla Neves e Gorete Pinheiro, receberam a consultora Graça Sanches do Propalop + TL e a representante do PNUD Nelma Rita.

O encontro decorreu na sede da ASMJ.




quinta-feira, 16 de junho de 2022

Lançamento do Portal de Mulheres de STP organizado pela ASMJ


Na tarde de 16 de Junho, pelas 16h, no jardim do Forte S. Jerónimo do Hotel Pestana em São Tomé, foi lançado o portal das Mulheres de São Tomé e Príncipe com o patrocínio e apoio das Nações Unidas, UNOCA e PNUD.
O evento contou com a presença de diversas individualidades nacionais e internacionais e muitas mulheres que quiseram estar presentes.
O acto contou com a intervenção da associada Gorete Pinheiro, a intervenção da Representante do PNUD e da Presidente da ASMJ - Domitilia Trovoada

Durante a cerimónia foi apresentado o Portal, tópicos da Projeto Lei de Paridade pela associada Vera Cravid, momento de música, declamação de poesia e um Porto de Honra.
Agradecemos a presença de todos e todas neste acto de demonstração da união e inclusão das Mulheres.
Se é Mulher são-tomense e tiver mais de 18 anos, inscreva-se no nosso Portal aqui.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Visita do INAE às formandas em gestão de pequeno negócio e liderança

No dia 26 de Janeiro a representante do INAE visitou as beneficiárias das formações em Liderança para as Mulheres do GIME e Gestão de Pequeno negócio, no quadro das atividades do projeto de Prestação de Serviços para Mulheres sobre gestão de Negócios e Gestão Financeira, Liderança e Violência Baseada no Género do Projeto de reabilitação da Estrada Nacional 1.

As formações estão a decorrer no distrito de Água Grande e Lobata.

A presente prestação de serviços que está a ser executado pela ASMJ, na qualidade de proponente, em parceria com as ONGs AMEP e Lalana, e conta com o financiamento do Banco Mundial.




sábado, 15 de janeiro de 2022

ASMJ organiza formação sobre Gestão de Pequenos Negócios e Liderança de Mulheres do GIME


No quadro das atividades do projeto de Prestação de Serviços para Mulheres sobre gestão de Negócios e Gestão Financeira, Liderança e Violência Baseada no Género do Projeto de reabilitação da Estrada Nacional 1, a ASMJ e a sua parceira AMEP promoveram uma formação em Gestão de Pequenos Negócios e Liderança de Mulheres do GIME que trabalham na manutenção da estrada.

As formações ministradas pelas especialidades Josina Umbelina e Liudmila Leal, tem como beneficiárias 34 Mulheres do GIME dos distritos de Lobata e Lembá e 15 mulheres vendedoras informais de fruta de São Pedro, com a duração de 3 meses de Janeiro a Março.
As formações estão a decorrer no distrito de Água Grande e Lobata.

A presente prestação de serviços que está a ser executado pela ASMJ, na qualidade de proponente, em parceria com as ONGs AMEP e Lalana, e conta com o financiamento do Banco Mundial.